Tradutor - Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Artesãos aproveitam feriado para exibir obras ao ar livre


Domingo, 14 de novembro de 2010


Santeiros, marcheteiros e outros artesãos aproveitam o feriado prolongado para mostrar sua obra aos visitantes nos largos de São Francisco, Rosário, Carmo e Mercês, em São João del-Rei

Foto: Ana Luiza Capel

Arte ao Vivo invade as ruas da cidade, com o objetivo de mostrar a cara do artesanato, que tem vocação para a produção de peças sacras

A histórica São João del-Rei, na Região do Campo das Vertentes, a 185 quilômetros de Belo Horizonte, se transforma, neste feriado prolongado, em ateliê e galeria de arte ao ar livre. Até amanhã, moradores e visitantes poderão conferir o trabalho de santeiros, marcheteiros e outros artesãos, que mostram o seu ofício em frente a quatro igrejas centenárias, nos largos de São Francisco, Rosário, Carmo e Mercês, no Centro. “O evento Arte ao Vivo, integrante do projeto Religiosidade e Santeiros, visa qualificar os artistas e garantir mais visibilidade para a produção de imagens sacras e outras peças”, informa o secretário municipal de Cultura e Turismo, Ralph Justino.

Promovido pela primeira vez na cidade, o projeto se sustenta em três pilares. Em junho, explica o secretário, foi feito um seminário, com a participação de artesãos, santeiros e pessoas especializadas do setor: “Conseguimos cadastrar cerca de 200 artistas”. Nos meses seguintes, foram oferecidos cursos e oficinas – de madeira, cerâmica, marchetaria, ferro e bordado – para aprimorar o ofício, culminando com a Arte ao Vivo, que reúne agora nas ruas 20 artistas, dos quais quatro santeiros.

“Essas atividades mostram a cara do artesanato de São João del-Rei, que tem vocação para a produção dos santeiros, enquanto outras cidades da região já têm outro marca registrada em artesanato. Aqui, há oito santeiros excepcionais, com peças de qualidade e sofisticação. Queremos fortalecer e intensificar o turismo religioso, com o resgate da tradição dos mestres e qualificação do artesanato”, afirma Ralph. O projeto tem recursos do Ministério do Turismo, com contrapartida da prefeitura, como proponente do Instituto Histórico Geográfico de São João del-Rei e realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Os artesão trabalham ao ar livre, em plataformas e sob tendas, dando a oportunidade ao público de acompanhar a sua atuação. A escolha dos pontos onde eles se encontram, explica Ralph, se deve à religiosidade, um dos pontos fortes do povo de São João del-Rei. “O turismo religioso, considerado um dos mais importantes do Brasil, principalmente nas cerimônias da Semana Santa, é também o mais importante produto turístico da cidade. Portanto, a ligação com o artesanato é quase natural. Assim, vamos aumentar o reconhecimento nacional e internacional para os nossos santeiros”, concluiu.



Nenhum comentário: