Tradutor - Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Caminhada em defesa Pico de Itabirito acontece no feriado


Domingo, 14 de novembro de 2010


MARCO HISTÓRICO

Monumento mais importante de Itabirito recebe apoio para sua preservação e reabilitação ambiental

O Pico de Itabirito, monumento natural mais importante do município, é o destino de uma caminhada comemorativa na segunda-feira. A União Ambientalista de Itabirito (Uai), com o apoio da Vale, promove a 12ª edição da excursão que celebra o Dia do Pico de Itabirito, cujo objetivo é chamar a atenção para a necessidade de preservação do local. O evento ainda tem a função de comemorar a reabilitação ambiental e paisagística da área de tombamento do Pico, que será concluída até 2015.

O presidente do conselho diretor da Uai, Leandro de Oliveira, explica que a caminhada, que começou em 1998, já é uma tradição e conta com a presença de moradores e turistas. Para a edição de amanhã, ele espera 200 pessoas. “As expedições começaram com a função de defender os recursos naturais e o patrimônio histórico da cidade e acabaram virando uma excelente opção de lazer”, afirma. O percurso, que tem início na Praça da Estação, no Centro de Itabirito, é de 20 quilômetros (ida e volta). As pedras, morros e buracos podem dificultar o trajeto, mas enriquecem a biodiversidade da histórica Estrada Real e garantem a aventura. Leandro também chama a atenção para o uso de vestuário adequado, como sapatos confortáveis e calças leves. Protetor solar é artigo indispensável. Durante a caminhada, as pessoas serão orientadas a recolher todo o lixo que encontrarem pelo chão.

Referência

Importante marco geográfico e histórico de Minas Gerais, que serviu de referência aos Bandeirantes durante a Corrida do ouro, o Pico de Itabirito tem 1.586 metros de altura e está localizado dentro da área de proteção ambiental ao Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Apa Sul), há 55 quilômetros da capital. O Dia do Pico de Itabirito é comemorado anualmente em 15 de novembro e foi instituído pela Lei Municipal 2.087, de 17 de dezembro de 1998.

A concentração para a 12ª Caminhada da Uai tem início às 7h, na Praça da Estação, no Centro de Itabirito. Às 8h, uma banda vai animar os caminhantes. O início da expedição está marcado para às 8h15, com chegada ao Pico prevista para as 12h. As inscrições ainda estão abertas , ao custo de R$ 15, na sede do Centro de Referência e Informações Turísticas ou por meio dos telefones (31) 3561-7847/3561-2943. Cada participante terá direito a uma camiseta, lanche e água. A classificação etária é de 10 anos.


Nenhum comentário: